Notícias de saúde

Cientistas descobrem possível causa da artrite

02 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Os carboidratos naturais, conhecidos como glicosaminoglicanos, podem ser a causa da artrite, inflamação de articulação que aflige centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. A equipe do Brigham and Women's Hospital, em Boston (EUA), coordenada pela professora da Escola de Medicina de Harvard, Julia Wang, estudou os efeitos dos glicosaminoglicanos (um importante componente da cartilagem das articulações, fluido das juntas, tecido conectivo e pele) em camundongos, que apresentaram sintomas artríticos, como inchaço, dificuldade de movimentação, inflamação e lesão nas articulações.

Os pesquisadores analisaram, ainda, o tecido humano retirado de pacientes com a doença e encontraram o mesmo tipo de células que se ligam aos glicosaminoglicanos. "Este estudo mostra que a artrite reumatóide pode resultar do controle inadequado do corpo com seus próprios carboidratos que, sob circunstâncias normais, não seriam interpretados como uma ameaça", disse Wang.

Os resultados do estudo foram apresentados na última semana, durante o encontro nacional da Sociedade Química Americana, que aconteceu em Boston. A líder da pesquisa disse que as descobertas têm sido alvo de duras críticas, pois desafiam o conhecimento convencional de que os peptídeos (pequenos pedaços de proteína) são responsáveis por doenças auto-imunes como a artrite. "O conceito de que os carboidratos podem ser responsáveis por doenças auto-imunes é completamente novo. As pessoas simplesmente não querem reconhecer isso. Elas aprenderam que os peptídeos são responsáveis", disse Wang.

Se confirmada, a descoberta pode levar a novos tratamentos contra a artrite, doença incurável em que as defesas do corpo atacam equivocadamente tecidos e articulações saudáveis. Os pesquisadores já conseguiram avanços promissores no tratamento dos sintomas da doença, mas suas causas ainda são desconhecidas. "O problema é que as pessoas estão tentando entender a artrite com base no antigo dogma, e isso não resolveu o problema", lamentou Wang.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários