Notícias de saúde

Laser é usado para dissolver coágulos sangüíneos cerebrais

05 de Maio de 2004 (Bibliomed). Dissolver coágulos com um cateter laser especial pode rapidamente restaurar o fluxo sangüíneo do cérebro em pacientes vítimas de um derrame cerebral (acidente vascular cerebral – AVC).

Medicamentos capazes de dissolver coágulos são utilizados para os tratamentos dos AVCs, mas nem todos os pacientes são candidatos a este tipo de tratamento. O novo método, que utilizada um cateter com laser chamado EPAR para dissolver os coágulos, os atinge por uma ação mecânica. A energia laser emitida pelo cateter leva a formação de "bolhas" no interior do coágulo e o enfraquece, permitindo que o coágulo possa ser aspirado pela ponta do cateter.

No estudo publicado na semana passada na revista Stroke, da American Heart Association, a equipe do Dr. Ansgar Berlis da Universidade de Freiburg, Alemanha, analisaram 34 pacientes tratados com o EPAR. A reabertura do vaso ocluído foi obtida em 11 de 18 pacientes nos quais o tratamento com o EPAR foi completado com sucesso. O tratamento não foi completado em 16 pacientes devido a problemas relacionados a localização mais profunda do coágulo ou por falha no sistema EPAR.

A vantagem de se usar o sistema EPAR é que ele pode ser utilizado em pacientes que tenham problemas de coagulação e maior risco de sangramento – estes pacientes não podem receber drogas para dissolver os coágulos.

Fonte: Stroke, Maio de 2004.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários