Notícias de saúde
18 de fevereiro de 2005 (Bibliomed). Pesquisadores estão desenvolvendo um novo tratamento radical para acidentes vasculares cerebrais (AVCs – derrames cerebrais), que usa bolhas minúsculas para destruir coágulos de sangue localizados nos vasos do cérebro.
Médicos do Hospital Vall d'Hebron em Barcelona estudaram 103 vítimas de acidente vascular cerebral para verificar se usando microbolhas poderiam melhorar o fluxo sangüíneo. A técnica envolve o uso de bolhas minúsculas, que liberam uma onda poderosa de energia quando elas são "estouradas" através de ondas de som.
Os pacientes estudados na pesquisa foram divididos em três grupos, com um grupo recebendo a droga clássica para dissolver coágulos, chamada TPA - Ativador Tecidual do Plasminogênio; o segundo grupo recebendo TPA e terapia com ultra-som, e o terço grupo recebendo o tratamento com as microbolhas.
Os resultados, apresentados na conferência da American Stroke Association em Nova Orleans, mostraram que depois de um minuto de tratamento mais de 22 por cento dos coágulos foram destruídos em pacientes que receberam microbolhas. Entre os que receberam o TPA e ultra-som a destruição dos coágulos ocorreu em 10 por cento, e entre os que foram medicados apenas com TPA, a dissolução do coágulo ocorreu somente em 4 por cento dos casos.
Fonte: British Medical Journal
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.
Veja também