Notícias de saúde

Uso de metformina por homens não aumenta o risco de defeitos congênitos em seus filhos

15 de julho de 2025 (Bibliomed). Pesquisas recentes levantaram preocupações de que a metformina poderia promover defeitos congênitos em crianças, prejudicando a qualidade do esperma masculino. Contudo, um estudo realizado na Universidade de Oslo, na Noruega, mostrou que filhos de homens que usam metformina não têm mais risco de nascerem com defeitos congênitos.

A metformina ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a quantidade de glicose absorvida dos alimentos e produzida pelo fígado.

Os autores usaram dois estudos, um norueguês e um taiwanês, que analisaram dados de quase 620.000 bebês nascidos na Noruega entre 2010 e 2021 e mais de 2,5 milhões de bebês nascidos em Taiwan entre 2004 e 2018.

Na Noruega, defeitos congênitos foram encontrados em cerca de 5% dos bebês nascidos de pais que tomavam metformina, em comparação com 4% daqueles cujos pais não usaram o medicamento, uma diferença não significativa.

Da mesma forma, defeitos congênitos ocorreram em cerca de 3% de todas as crianças taiwanesas, independentemente de seus pais usarem ou não metformina.

Após analisar especificamente pais com diabetes tipo 2 e controlar outros fatores, os pesquisadores não encontraram nenhum aumento no risco de defeitos congênitos relacionados à metformina.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.q1792.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários