Notícias de saúde

Pacientes não sabem lidar com efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama

16 de julho de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa global com pacientes de câncer de mama revela uma lacuna nos serviços de apoio para o gerenciamento dos efeitos colaterais mentais e físicos vivenciados por aquelas em tratamento, indica estudo realizado pelo Breastcancer.org, nos Estados Unidos.

A pesquisa indica que 99,9% das pacientes com câncer de mama apresentaram efeitos colaterais físicos e mentais durante o tratamento, incluindo os pacientes de quimioterapia que apresentaram o maior número de sintomas. Os sintomas incluem alterações físicas e efeitos colaterais gastrointestinais e musculoesqueléticos.

Os efeitos mentais comuns incluem problemas de memória e concentração, citados igualmente por pacientes de terapia hormonal e quimioterapia. Efeitos colaterais de curto prazo foram citados por 96,8% das entrevistadas, mas apenas 18,7% citaram efeitos colaterais de longo prazo de seus respectivos tratamentos.

Outros 70,6% das entrevistadas disseram que se sentiam confortáveis em discutir os efeitos colaterais com seus profissionais de saúde e se sentiam apoiados, em comparação com 12,7% que disseram que se sentiam envergonhadas ou desconfortáveis em discutir os efeitos colaterais de longo prazo.

Cerca de 12,2% disseram que seus profissionais de saúde não lhes deram tempo suficiente para discutir os efeitos colaterais, e 12,8% disseram que seus médicos não achavam que seus efeitos colaterais eram causados pela medicação. Quase 11% foram informados pelos profissionais de saúde que deveriam lidar melhor com os efeitos colaterais do tratamento. A maioria das pacientes com câncer de mama não tinha encaminhamentos para suporte adicional. Um terço das entrevistadas disse não ter recebido encaminhamentos para especialistas, como fisioterapeutas ou profissionais de saúde mental, durante o tratamento do câncer de mama.

Fonte: "Managing chemo side effects before, during, and after treatment". Breastcancer.org.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários