Notícias de saúde

Estatinas podem diminuir o risco de novo AVC

25 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Tomar estatinas para baixar o colesterol após um acidente vascular cerebral hemorrágico ou hemorragia intracerebral pode diminuir o risco de um acidente vascular cerebral subsequente causado por um coágulo sanguíneo, indica estudo da University of Southern Denmark, na Dinamarca.

Os pesquisadores analisaram se o uso de estatinas após um acidente vascular cerebral hemorrágico está associado ao risco de qualquer acidente vascular cerebral adicional, incluindo aqueles causados por sangramento e por coágulos sanguíneos.

Os autores analisaram registos de saúde na Dinamarca e encontraram mais de 15.000 pessoas que tiveram o primeiro acidente vascular cerebral hemorrágico. Eles acompanharam os pacientes desde 30 dias após o AVC hemorrágico até a ocorrência de outro AVC, morte ou fim do acompanhamento, que durou em média 3,3 anos e utilizaram dados de prescrição para determinar informações sobre o uso de estatinas como atorvastatina e sinvastatina.

Os resultados mostraram que aqueles que usaram estatinas tiveram um risco 21% menor de acidente vascular cerebral, especialmente acidente vascular cerebral isquêmico, enquanto não houve alteração no risco de acidente vascular cerebral hemorrágico.

Embora a hemorragia intracerebral seja causada por sangramento no cérebro, o acidente vascular cerebral isquêmico é causado por um bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro. Os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos são de longe os tipos mais comuns de acidente vascular cerebral.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207792.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários