Notícias de saúde

Ficar em pé por mais tempo pode não trazer benefícios à saúde

15 de julho de 2025 (Bibliomed). O estudo com mais de 83.000 adultos britânicos que usaram monitores de movimento especiais nos pulsos não encontrou nenhum benefício em trocar a posição sentada pela de pé, na ausência de movimento ou exercício real. Na verdade, ficar em pé por muito tempo pode até ser prejudicial ao coração, aumentando as chances de problemas como varizes ou coágulos nas pernas, conhecidos como trombose venosa profunda (TVP).

No estudo, realizado na Universidade de Sydney, na Austrália, os participantes foram acompanhados por quase sete anos, nos quais ocorrem 6.829 eventos de doenças cardiovasculares e 2.042 eventos de doença circulatória ortostática. AS pessoas que passavam mais de 12 horas por dia paradas tinham maior risco de desenvolver doença circulatória ortostática.

Os pesquisadores explicam que a principal conclusão é que ficar em pé por muito tempo não compensa um estilo de vida sedentário e pode ser arriscado para algumas pessoas em termos de saúde circulatória.

Fonte: International Journal of Epidemiology. DOI: 10.1093/ije/dyae136.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários