Notícias de saúde

Mistérios em Medicina: podem as preces de terceiros interferir na evolução dos doentes?

23 de dezembro de 2003 (Bilbiomed).Qual o valor das preces na recuperação de pacientes? Até que ponto as preces podem agir através do espaço e do tempo? Será que uma prece efetuada hoje pode vencer a barreira do tempo e influenciar alguém que esteve doente no passado? Estas perguntas intrigantes têm sido feitas por inúmeros cientistas ao longo dos anos, e trabalhos interessantes surgiram recentemente acerca dos efeitos de se rezar por alguém que esteja ou que esteve adoentado. Nesta época do ano, quando a religiosidade está mais presente, é tempo novamente de se avaliar o valor das orações.

Um novo estudo publicado esta semana na revista British Medical Journal analisa o papel das orações no prognóstico de pacientes para os quais é pedida intersessão visando à recuperação.

Os autores argumentam que mesmo as preces retroativas, investigadas em estudos controlados, puderam alterar o prognóstico dos pacientes participantes desses ensaios. Segundo os pesquisadores, a compreensão deste fenômeno exige mudanças na forma que atualmente usamos para explicar e interagir com o universo.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários