Notícias de saúde

Covid-19 pode provocar insônia

09 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidade Phenikaa, no Vietnão, mostrou que pacientes em recuperação do Covid-19 podem sofrer com insônia. Para investigar os níveis de insônia, pediu-se aos pacientes que comparassem o quão bem dormiram, durante quanto tempo e quão fácil foi adormecer nas últimas duas semanas, em comparação com antes de contrair a Covid-19.

Os pesquisadores observaram que os pacientes recentemente recuperados podem estar mais estressados em geral e mais atentos às mudanças na saúde, fazendo com que percebam que o seu sono não é tão bom como antes.

Os resultados indicaram que quase um quarto (22,8%) dos que relataram problemas de sono disseram que a condição era grave, metade acordou com mais frequência durante a noite e um terço disse que achava mais difícil adormecer, dormiu pior e dormiu menos tempo.

Os investigadores não conseguiram estabelecer uma correlação clara entre a gravidade do ataque de Covid-19 dos participantes e a gravidade da insónia que se desenvolveu. No entanto, as pessoas com pontuações elevadas em termos de sintomas depressivos ou ansiosos e aquelas com uma condição crónica pré-existente tiveram taxas estatisticamente mais elevadas de insónia do que o resto da amostra. Quando os cientistas se concentraram em pacientes que relataram insônia, os seus índices de depressão e ansiedade excederam os escores médios do grupo em geral.

A pesquisa, realizada on-line entre junho e setembro de 2022, recolheu dados sobre idade, sexo e condições crónicas, bem como sobre a duração e gravidade da infeção por Covid-19 dos pacientes. Também perguntou sobre sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Fonte: Frontiers in Public Health. DOI: 10.3389/fpubh.2023.1281012.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários