Saúde e Nutrição

Alimentação pode ajudar no controle da diarreia

xxx

A diarreia é um desarranjo intestinal que causa o aumento do número de evacuações, com fezes amolecidas ou líquidas. É causada por germes que podem entrar no organismo através de alimentos ou água contaminada. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas.

Se não tratada, a diarreia pode se causar desidratação. Caso de torne crônica, a diarreia pode ocasionar desnutrição, o que é especialmente perigoso para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e imunossuprimidos.

Assim como existem alimentos que ajudam a soltar o intestino, há aqueles que atuam de forma contrária, ajudando a prender. Engana-se quem pensa que fibras devem ser evitadas. As fibras solúveis têm o poder de desacelerar a passagem do alimento pelo trato gastrointestinal, pois forma uma textura de gel que auxilia as fezes a se tornarem mais encorpadas. Elas estão presentes em alimentos como centeio, cebola, alho e a banana.

Durante episódios de diarreia é fundamental se atentar à hidratação. Água, água de coco e soro caseiro ajudam a evitar o agravamento dos casos. Em bebês, o aleitamento materno deve ser mantido, assim como a alimentação.

Agora, se o quadro se estender por mais de uma ou duas semanas, e quando a pessoa evacua mais de cinco vezes ao dia, é preciso buscar ajuda médica para investigar a causa e receber o tratamento adequado.

Para evitar os quadros de diarreia, deve-se ter cuidado redobrado com a higiene, sempre lavando frutas, verduras e legumes, e as mãos antes de manusear os alimentos. Consumir apenas água tratada, filtrada ou fervida, e saber a procedência dos alimentos que se consome.

Bônus: Como preparar o soro caseiro: Para cada 1 litro de água potável fria (tratada, fervida ou filtrada) adicione uma colher pequena (tipo cafezinho) de sal e uma colher grande (tipo sopa) de açúcar.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios