Notícias de saúde

Estatina genérica facilita a adesão dos pacientes ao tratamento

14 de novembro de 2014 (Bibliomed). As estatinas são medicamentos eficazes na prevenção de eventos cardiovasculares, mas muitas vezes os pacientes não aderem totalmente a essa terapia. Um recente estudo, então, foi realizado para determinar se os pacientes são mais aderentes às estatinas genéricas do que às estatinas de marca (lovastatina, pravastatina ou sinvastatina) e se uma maior aderência melhora os resultados de saúde.

Tratou-se de um estudo observacional, ou seja, de observação simples, sem intervenção de tratamento. Foram aferidas a adesão à terapia com estatina (medida como a proporção de dias cobertos  pelo uso até 1 ano) e a hospitalização por desfechos compostos por síndrome coronariana aguda ou acidente vascular cerebral e todas as causas de mortalidade.

Um total de 90.111 doentes que iniciaram uma estatina durante o estudo foi identificado; 83.731 (93%) iniciaram um medicamento genérico, e 6.380 (7%) um medicamento de marca. A idade média dos pacientes foi de 75,6 anos, sendo a maioria (61%) do sexo feminino. A proporção média de dias cobertos pelo uso foi de 77% para os pacientes do grupo genérico e 71% para aqueles no grupo de marca. Uma redução de 8% na taxa de evolução clínica foi observada entre os pacientes do grupo genérico contra aqueles no grupo de marca.

O estudo concluiu que em comparação com aqueles que estão iniciando o uso de estatinas de marca, os pacientes que iniciam estatinas genéricas eram mais propensos a aderir e tiveram uma taxa mais baixa de um desfecho clínico composto negativo.

A pesquisa foi publicada na revista médica Annals of Internal Medicine.

Fonte: Ann Intern Med. de 2014; 161 (6): 400-407

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários