Notícias de saúde

Vírus do Covid-19 está se tornando resistente ao remdesivir

30 de setembro de 2022 (Bibliomed). Pacientes com sistema imunológico enfraquecido podem estar inadvertidamente ajudando o Covid-19 a desenvolver resistência ao medicamento antiviral remdesivir, relata um novo estudo da NYU Grossman School of Medicine e da NYU Long Island School of Medicine, nos Estados Unidos.

O remdesivir continua sendo uma arma importante contra o Covid-19 e é essencial para o tratamento de pacientes transplantados, porque o mais novo antiviral Paxlovid pode interferir nos medicamentos imunossupressores necessários, explicaram os pesquisadores. Contudo, é possível que próprio tratamento antiviral, combinado com o sistema imunológico enfraquecido dos pacientes, possa ter impulsionado a evolução dessa mutação no vírus, que é extremamente preocupante.

Os pesquisadores analisaram dois pacientes de transplante de rim que faziam uso de remdesivir para prevenir a rejeição do órgão. Após longas infecções por Covid-19, esses pacientes desenvolveram uma versão mutante do SARS-CoV-2 resistente ao medicamento.

Ambos foram inicialmente infectados com uma versão do Covid-19 que respondeu normalmente ao remdesivir. Mais tarde, os pesquisadores encontraram uma cepa de Covid em seus corpos contendo uma mutação, batizada como chamada V7921, que torna o vírus mais resistente à droga.

Fonte: Clinical Infectious Diseases. DOI: 10.1093/cid/ciac769.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários