Notícias de saúde

BRASIL: Brasil e Bolívia Consolidam plano Binacional para Combate à Dengue

São Paulo, 19 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). O Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, firmou acordo com o governo da Bolívia para combate à dengue na fronteira entre os municípios de Brasiléia, no estado do Acre, e Cobija, capital do departamento boliviano de Pando.

A reunião foi realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Cobija, e contou com a presença do ministro da Saúde e Previdência Social da Bolívia, Guillermo Cuentas, que informou, pela primeira vez, que o orçamento do país prevê recursos para o combate às doenças transmitidas por vetores.

Plano Binacional

Entre as determinações resultantes da reunião, está a elaboração e implantação do Plano Binacional para o Controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e Vigilância Epidemiológica no estado do Acre e no departamento de Pando. O Plano prevê a preparação conjunta de materiais educativos e informativos para distribuir aos moradores da fronteira.

Para concretização do Plano, a FUNASA e a Secretaria de Saúde do Acre vão promover a qualificação do pessoal de Cobija que trabalha em operações de campo, o treinamento de médicos bolivianos para atenção ao paciente com dengue e para a vigilância epidemiológica da doença.

Também será realizada a capacitação de técnicos em entomologia, para que possam identificar as larvas do mosquito e contratados 10 novos agentes de saúde, pelo governo boliviano, para o combate a doença. O Brasil também vai enviar insumos para a Bolívia. A FUNASA e o governo do Acre enviarão 500 kg de larvicida e 50 litros de inseticida contra a forma adulta do Aedes.

Bolívia

O mosquito transmissor da dengue foi erradicado da Bolívia em 1948. Em 1980, a cidade de Santa Cruz foi reinfestada pelo Aedes Aegypti, que se dispersou pelo país 15 anos depois. Em Cobija, 65% dos prédios urbanos estão infestados e a verba do município para o Plano é de US$ 40 mil.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários