Notícias de saúde

Reunião do Brasil e Bolívia Para Combate à Dengue Será Dia 13

BRASÍLIA (Reuters) - A primeira reunião formal para discutir a ajuda brasileira no combate à dengue na Bolívia foi confirmada para o próximo dia 13, em Brasiléia, cidade fronteiriça do Estado do Acre, confirmou na terça-feira o Ministério da Saúde.

Participarão do encontro representantes dos governos do Brasil e da Bolívia e técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O Ministério da Saúde ofereceu apoio técnico e material ao governo da Bolívia, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para o combate à dengue na fronteira do Brasil.

O objetivo do acordo internacional é evitar que novos casos de dengue, importados de outros países sul-americanos, intensifiquem a disseminação da doença no Brasil.

A proposta de cooperação foi anunciada pelo ministro da Saúde, José Serra, durante uma reunião com secretários estaduais de Saúde, realizada no dia 30 de janeiro.

Com o acordo, a Bolívia receberá recursos materiais e humanos do governo brasileiro, além de inseticidas, equipamentos e os conhecimentos técnicos utilizados no controle da dengue, segundo o presidente da Funasa, Mauro Ricardo Machado Costa.

Numa operação similar a do ano passado, o Ministério da Saúde por intermédio da Funasa enviou 4 toneladas de larvicida para a eliminar larvas do mosquito "Aedes aegypti", transmissor da doença, ao Paraguai. O material foi destinado ao combate à dengue em Ciudad del Este, para impedir que a doença chegasse ao Estado do Paraná.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários