Notícias de saúde
11 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). A forma como se prepara a batata pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fritar a batata pode aumentar o risco de diabetes, mas o mesmo não é observado quando a batata é consumida assada, cozida ou em forma de purê.
Após analisarem dados sobre as dietas e os desfechos da diabetes em mais de 205.000 adultos inscritos em três importantes estudos longitudinais nos EUA, abrangendo mais de três décadas, os pesquisadores determinaram que o consumo de três porções semanais de batatas fritas estava associado a um risco 20% maior de desenvolver diabetes tipo 2 (DM2).
Por outro lado, não observaram nenhuma associação significativa entre o consumo de batatas assadas, cozidas ou em purê e o risco de diabetes tipo 2, apesar de as batatas serem "altamente estigmatizadas" e consideradas geralmente prejudiciais à saúde por alguns no mundo da nutrição.
Os resultados levaram os autores a concluir que a forma como os alimentos são preparados é tão importante quanto os tipos de alimentos consumidos no risco de diabetes, doença que afetou 38,4 milhões de americanos de todas as idades no ano passado, cerca de 11,6% da população. A grande maioria dos casos é de diabetes tipo 2, que está fortemente associada à obesidade e a uma alimentação inadequada.
Fonte: The British Medical Journal. DOI: 10.1136/bmj-2024-082121.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias