Notícias de saúde

Bombeiros têm maior risco de desenvolver vários tipos de câncer

12 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Estudo da Sociedade Americana do Câncer revela que os bombeiros trabalham arduamente para salvar vidas e, nesse processo, colocam suas próprias vidas em maior risco de desenvolver câncer de pele, rim e outros tipos de câncer.

O estudo utilizou dados do ACS Cancer Prevention Study-II, que acompanhou as taxas de mortalidade por câncer ao longo de 36 anos em pessoas que não tinham câncer quando o estudo começou, em 1982. Mais de 470.000 pessoas inscritas no estudo eram bombeiros, e suas taxas de mortalidade por câncer foram comparadas às de participantes do sexo masculino que trabalhavam em outras áreas. De modo geral, o estudo apoia o crescente corpo de pesquisas que relacionam a profissão de bombeiro ao risco de câncer.

Os riscos foram maiores para câncer de pele (aumento de 72% no risco entre bombeiros) e câncer de rim (aumento de 39% no risco). Aumentos menores no risco foram observados para câncer de pulmão (8% a mais de probabilidade), próstata (14%) e cólon (15%), relatou a equipe. Segundo os pesquisadores, o maior risco de câncer de pele fatal pode decorrer do fato de os bombeiros frequentemente trabalharem ao ar livre sem a devida proteção para a pele. Tomar melhores precauções contra a exposição solar pode ajudar a protegê-los.

Os pesquisadores destacaram que o risco ligeiramente maior de câncer de pulmão surgiu apenas entre os bombeiros que estavam na profissão há 30 anos ou mais. Além disso, os pesquisadores encontraram evidências de que o trabalho de bombeiro aumenta as chances de mesotelioma e câncer de bexiga, mas não foi conclusivo quanto a outros tipos de tumores.

Fonte: International Journal of Epidemiology. DOI: 10.1093/ije/dyaf104.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários