Notícias de saúde

Pessoas sentem que estão vivendo melhor em escala global

12 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). De acordo com a empresa de pesquisa Gallup, pessoas em todo o mundo aparentemente sentem que estão vivendo melhor do que nos últimos anos e estão mais esperançosas em relação ao futuro. A empresa global de análise e consultoria divulgou seu Índice de Avaliação de Vida, baseado na Escala de Auto Ancoragem e Busca por Autoestima de Cantril.

A escala pede aos entrevistados que primeiro "Imaginem uma escada com degraus numerados de zero na base a 10 no topo", sendo o topo da escada representando "a melhor vida possível para você e a base da escada representando a pior vida possível para você". Em seguida, pergunta: "Em qual degrau da escada você diria que se encontra neste momento?" e depois: "Em qual degrau você acha que estará daqui a cinco anos?"

Em 2024, a Gallup pediu a adultos em 142 países que avaliassem suas vidas, e uma mediana de 33% classificou suas vidas como boas o suficiente para serem consideradas "prósperas", o que demonstra uma tendência de melhorias na avaliação da vida que vem crescendo há mais de uma década. Isso difere da média ponderada pela população de 28% dos residentes globais que sentem que estão prosperando, que tende mais para nações com populações maiores, mas não o suficiente para afetar a média geral de crescimento observada nos últimos 15 anos.

A média global acompanha de perto e permanece superior à registrada antes da pandemia de Covid-19. Constatou-se que a pontuação mediana de 2024 foi de 5,9 em 10, valor próximo aos resultados de 2022 e 2023, mas superior à maioria dos picos observados ao longo dos 15 anos do estudo. Segundo os resultados da Gallup, o ponto mais baixo foi em 2008, quando apenas 20% relataram estar prosperando.

A avaliação mediana da expectativa de vida futura em 2024 foi de 7,2 em 10, o que é ligeiramente inferior ao pico de 7,3 registrado em 2020 durante a pandemia de Covid-19. Quanto àqueles que classificam suas vidas como "sofridas", esse número atingiu o pico de 12% entre 2012 e 2014, mas, consequentemente, em 2024, registrou seu ponto mais baixo, com 7%.

Fonte: Gallup’s Life Evaluation Index 2025.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários