Notícias de saúde

Brasil Envia Equipe Para Combater Dengue na Bolívia

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro confirmou o envio de técnicos, equipamentos e inseticidas às cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil para ajudar no combate a uma epidemia de dengue naquele país, informou nesta terça-feira a Fundação Nacional de Saúde.

O acordo foi firmado em uma reunião entre técnicos brasileiros, bolivianos e representantes da Organização Pan-americana de Saúde.

O acordo incluirá também ajuda ao combate de outras doenças tropicais, como a febre amarela, que ainda existe na forma urbana na Bolívia, mas foi erradicada no Brasil. A intenção do Ministério da Saúde brasileiro é diminuir os riscos dessas doenças voltarem ao país pela fronteira.

A epidemia de dengue na Bolívia é uma das principais causas da doença ter chegado ao Estado brasileiro do Acre. Em 1999 o Estado não registrou nenhum caso. Apenas em dezembro de 2000 e janeiro deste ano apareceram mais de 1.500 casos.

A Opas, que participou o acordo, espera ampliar a cooperação internacional para todos os países da América do Sul que registrarem epidemias de dengue.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários