Notícias de saúde
19 de maio de 2025 (Bibliomed). Um estudo publicado no JAMA Network Open revelou que adolescentes que passam mais tempo em frente às telas, especialmente em dispositivos móveis, apresentam níveis mais altos de estresse e sintomas depressivos. Em contrapartida, aqueles que praticam mais atividades físicas tendem a ter melhor saúde mental.
A pesquisa acompanhou 187 crianças na Finlândia ao longo de oito anos, analisando seus hábitos de vida, como nível de atividade física, tempo de tela, alimentação e sono. Os resultados mostraram que adolescentes que tiveram maior exposição a telas desde a infância relataram mais estresse e sintomas depressivos. O uso de celulares, em especial, esteve fortemente ligado ao aumento desses problemas.
Por outro lado, a prática regular de atividades físicas, principalmente exercícios supervisionados, demonstrou um efeito protetor contra o estresse e os sintomas depressivos. Segundo os pesquisadores, adolescentes que se exercitam regularmente tendem a apresentar menor nível de sofrimento psicológico.
Os achados destacam a importância de limitar o tempo de tela e incentivar hábitos saudáveis desde a infância para melhorar a saúde mental dos jovens. Especialistas recomendam que pais e educadores criem um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a prática de atividades físicas para garantir o bem-estar emocional dos adolescentes.
Com o aumento dos problemas de saúde mental entre os jovens, os pesquisadores sugerem que reduzir o tempo em frente às telas e estimular a atividade física pode ser uma estratégia eficaz para promover a qualidade de vida nessa fase da vida.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.60012.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também