Notícias de saúde

Aumenta o uso de telas por adolescentes durante a pandemia

10 de dezembro de 2021 (Bibliomed). O uso excessivo de telas em adolescentes tem sido associado a riscos para a saúde física e mental, e existem disparidades conhecidas no uso de telas por sexo, raça e etnia e renda em adolescentes. A pandemia de COVID-19 e subsequentes ordens de permanência em casa, aprendizagem online e requisitos de distanciamento social levaram a uma dependência cada vez maior da mídia digital (ou seja, telas) para quase todas as facetas da vida dos adolescentes (por exemplo, entretenimento, socialização, educação).

Muitos pais se preocuparam com o tempo de uso de telas por seus filhos durante a pandemia, de acordo com um novo estudo da JAMA Pediatrics. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco descobriram que crianças de 12 a 13 anos nos Estados Unidos dobraram seu tempo de tela não relacionado à escola para 7,7 horas por dia em maio de 2020, em comparação com 3,8 horas por dia antes da pandemia. O estudo também descobriu que as crianças de cor e as de famílias de baixa renda passavam mais horas nas telas do que seus colegas brancos e mais ricos.

Foram analisados dados transversais da pesquisa COVID-19 de maio de 2020 (COVID-19 Rapid Response Research Release) do Estudo de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente (ABCD). A amostra foi composta por 5.412 adolescentes.

Adolescentes que passam por estresse e problemas de saúde mental podem usar telas para controlar sentimentos negativos ou evitar fatores estressantes. Embora algumas modalidades de tela possam ser usadas para promover a conexão social, maiores comportamentos de enfrentamento e suporte social nesta amostra foram associados a um menor uso total da tela. As limitações deste estudo incluem o uso de dados autorrelatados. Além disso, os adolescentes costumam realizar várias tarefas ao mesmo tempo nas telas; portanto, o total calculado pode ser uma superestimativa.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.4334.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários