Notícias de saúde

Adolescentes usam cada vez mais dispositivos de telas simultaneamente

05 de abril de 2021 (Bibliomed). Dois terços das crianças usam mais de uma tela ao mesmo tempo depois da escola, à noite e nos finais de semana, como parte de estilos de vida cada vez mais sedentários, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Leicester.

Um estudo com mais de 800 adolescentes entre 11 e 14 anos identificou tendências preocupantes entre o uso da tela e menor atividade física - incluindo um IMC mais elevado - bem como menos sono.

O uso de telas simultâneas (denominado 'empilhamento de telas') cresceu ao longo da semana - com 59% dos adolescentes usando duas ou mais telas depois da escola, 65% à noite e 68% nos fins de semana. Alguns adolescentes relataram usar até quatro telas ao mesmo tempo.

Uma análise mais aprofundada mostrou que o uso de qualquer tela era prejudicial para os indicadores de saúde e bem-estar. Mais de 90% possuíam ou tinham acesso a um smartphone e usá-lo depois da escola afetava seu sono.

Pesquisadores do Leicester Diabetes Center da University mediram a atividade física e o sono usando acelerômetros usados nos pulsos dos participantes, enquanto os envolvidos no estudo relataram o número de telas que estavam usando ao mesmo tempo, como usar a tela de um telefone celular enquanto assiste TV - bem como percepções de autoestima e autovalorização física.

Segundo os pesquisadores, deve haver efeitos negativos sobre o uso de muitas telas nos adolescentes ao mesmo tempo. Esta pesquisa foi feita antes da pandemia de COVID-19, onde muito mais do tempo dos dias é passado na frente de uma tela. Mais do que nunca, os efeitos desse uso excessivos de telas nos adolescentes precisam ser conhecidos.

Fonte: Acta Paediatrica. DOI: 10.1111/apa.15806.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários