Notícias de saúde

Tempo de tela e estresse entre adolescentes

07 de julho de 2022 (Bibliomed). As atividades baseadas em tela estão negativamente associadas a vários indicadores de saúde e bem-estar em adolescentes. A relação entre o tempo de tela e os resultados relacionados à escola ainda não foi totalmente compreendida.

Um recente estudo examinou associações de assistir televisão, jogos eletrônicos, uso do computador com o estresse escolar e a satisfação entre adolescentes. Foram analisados ??dados nacionalmente representativos de 38 países europeus e norte-americanos que participaram da pesquisa Health Behavior in School-aged Children (HBSC) de 2014. Os participantes relataram tempo discricionário gasto em diferentes atividades baseadas em tela. Dos 191.786 participantes, 35% relataram altos níveis de estresse escolar, enquanto 30% relataram alta satisfação com a escola.

A modelagem de regressão logística multivariada multinível mostrou que os adolescentes que relataram assistir televisão?masi de quatro horas por dia tiveram 31% mais chances de estresse escolar e 36% menos chances de satisfação escolar. Jogos eletrônicos prolongados aumentaram as chances de estresse escolar em 26% e diminuíram as chances de satisfação escolar em 37%. Adolescentes com uso prolongado de computador apresentaram chance 46% maior de estresse escolar e chance 39% menor de satisfação escolar. As estimativas de associação foram mais evidentes entre os adolescentes mais jovens do que os mais velhos, sem diferenças aparentes de gênero.

Assim, o uso prolongado de tela, independentemente do tipo, foi positivamente associado ao estresse escolar e inversamente associado à satisfação escolar com o alto uso do computador apresentando as maiores associações adversas. Pesquisas prospectivas são necessárias para entender a direcionalidade e os mecanismos dessas relações.

Fonte: European Journal of Pediatrics. DOI: 10.1007/s00431-022-04420-z.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários