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02 de julho de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado em Shanghai, China, revelou que o tipo de conteúdo ao qual crianças de 3 a 6 anos são expostas em telas pode influenciar sua saúde mental. Os resultados, baseados em dados de quase 16.000 crianças em idade pré-escolar, destacam que programas educacionais estão associados a um menor risco de problemas de saúde mental, enquanto programas não direcionados para crianças podem aumentar esse risco.
Embora o tempo total de exposição à tela seja uma preocupação comum, este estudo destaca a importância de considerar o conteúdo consumido. As descobertas sugerem que, mesmo com o mesmo tempo de tela total, crianças expostas a mais programas educacionais têm um risco reduzido de problemas de saúde mental.
A pesquisa, realizada ao longo de três anos, analisou dados coletados entre 2016 e 2019, quando as crianças tinham entre 3 e 6 anos de idade. Os resultados ressaltam a necessidade de pais e cuidadores monitorarem não apenas o tempo de tela, mas também o tipo de conteúdo ao qual as crianças estão expostas.
Este estudo destaca a importância de promover programas educacionais e adequados para crianças em idade pré-escolar, visando proteger sua saúde mental e bem-estar. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente o impacto do conteúdo da tela na saúde mental das crianças e informar políticas e diretrizes eficazes nessa área.
Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2023.5220.
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