Notícias de saúde

Atividade física reduz o risco de hospitalização por Covid-19

28 de maio de 2024 (Bibliomed). Pessoas que praticam exercícios regularmente têm menos probabilidade de serem infectadas com Covid-19 ou desenvolver um caso grave que exija internação hospitalar, indicou estudo realizado no Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde de mais de 61.500 idosos envolvidos em três ensaios clínicos em curso antes do início da pandemia de Covid-19 em 2020. Todos os participantes relataram seus estilos de vida e exercícios, incluindo o tempo gasto em atividades como andar de bicicleta, caminhar, correr e subir escadas.

Usando esses autorrelatos, os pesquisadores categorizaram os participantes como inativos, insuficientemente ativos ou suficientemente ativos, com base nas diretrizes de atividade física dos EUA. As diretrizes dizem que os adultos devem fazer pelo menos 150 a 300 minutos de exercícios de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios de intensidade vigorosa por semana.

Exemplos de exercícios de intensidade moderada incluem caminhar rapidamente, jogar tênis em duplas, cuidar do quintal ou fazer aulas de hidroginástica. Atividades de intensidade vigorosa incluem corrida, corrida, ciclismo, natação, futebol ou transporte de cargas pesadas.

Entre maio de 2000 e maio de 2022, aqueles que cumpriam essas diretrizes tinham menos probabilidades de serem infectados ou de adoecerem gravemente com a Covid-19. Em comparação com os sedentários, os adultos que aderem às diretrizes de atividade física dos EUA têm probabilidades 10% mais baixas de infecção por Covid-19 e 27% menos probabilidades de hospitalização devido a ela.

Os resultados também parecem sugerir que os benefícios da atividade física são mais fortes para as mulheres, mas são necessários mais estudos para examinar completamente as diferenças nos benefícios. Os pesquisadores pretendem estudar a associação do exercício com outros aspectos da saúde e do bem-estar, como depressão e conexão social.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.55808.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários