Notícias de saúde

Praticar exercícios físicos regularmente pode proteger contra Covid-19 grave

23 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Há evidências de que a atividade física regular pode contribuir para uma resposta imune mais eficaz, proporcionando imunidade protetora aprimorada a infecções, incluindo o Covid-19.

Pesquisadores da Universidade Pública de Navarra, na Espanha, analisaram 16 estudos realizados entre 2019 e 2022, incluindo 1,8 milhões de pessoas em nove países. Eles observaram que os participantes que relataram ser rotineiramente ativos eram (em média) 11% menos propensos do que os participantes inativos a serem infectados com SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19.

E entre aqueles que adoeceram, a atividade regular foi associada a um risco 36% menor de hospitalização. O exercício de rotina também foi associado a um risco 34% menor de doença grave e um risco 43% menor de morrer.

Os resultados mostraram que pouco mais de 2 horas e 20 minutos de exercício moderadamente intenso por semana ou 1 hora e 15 minutos de exercícios vigorosos ofereciam a proteção mais ampla contra o vírus.

Entre as hipóteses das razões pelas quais o exercício físico protege contra a forma grave do Covid-19, os pesquisadores apontam para a capacidade do exercício de reduzir a inflamação e o estresse, ao mesmo tempo em que aumenta a saúde e a imunidade do coração, além de reduzir os fatores de risco para um pior prognóstico do COVID-19, como obesidade ou pressão alta.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2022-105733.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários