Notícias de saúde

Atividade física regular pode proteger contra resultados adversos da Covid-19

27 de janeiro de 2023 (Bibliomed). A atividade física é conhecida por ter uma infinidade de efeitos benéficos à saúde, além de aumentar a imunidade. Até o momento, a ligação entre a atividade física regular e a evolução após Covid-19 foi mal compreendida. O objetivo de uma revisão sistemática e metanálise publicada na revista British Journal of Sports Medicine foi quantificar a associação entre atividade física e risco de infecção por Covid-19, hospitalização, doença grave e morte em adultos.

No levantamento, três bancos de dados de Literatura médica foram sistematicamente pesquisados ??até março de 2022.

Dezesseis estudos foram incluídos no levantamento. No geral, verificou-se que aqueles indivíduos que praticavam atividade física regular apresentaram menor risco de infecção, hospitalização, doença grave por Covid-19 e morte relacionada à Covid-19 em comparação com seus pares inativos. Os resultados indicaram uma relação dose-resposta não linear entre a atividade física apresentada em equivalente metabólico da tarefa (MET)-min por semana e doença grave por Covid-19 e morte.

O estudo concluiu que a atividade física regular parece estar relacionada a uma menor probabilidade de resultados adversos da Covid-19. Essas descobertas destacam os efeitos protetores de praticar atividade física suficiente como estratégia de saúde pública, com benefícios potenciais para reduzir o risco de Covid-19 grave. São necessários mais estudos com metodologia padronizada e relato de resultados para prosseguir no estudo deste tópico.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2022-105733.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários