Notícias de saúde

Pacientes com câncer podem ter maior risco de Covid Longo

26 de julho de 2023 (Bibliomed). Muitos pacientes com câncer infectados com Covid-19 ficam com sintomas persistentes. Um novo estudo, realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que mais da metade dos pacientes com câncer desenvolve Covid Longo, e as mulheres correm especialmente risco.

Os pesquisadores acompanharam pacientes do centro de câncer diagnosticados com Covid-19 entre março e setembro de 2020. Eles foram acompanhados por até 14 meses. Os pacientes foram solicitados a registrar os sintomas, incluindo fadiga, tosse, aperto no peito, dificuldade para respirar, dor de cabeça, febre, alteração do olfato ou paladar, dores musculares, sintomas gastrointestinais, distúrbios do sono e quaisquer limitações nas atividades diárias.

Os sintomas que continuaram além de 30 dias após sintomas iniciais graves ou hospitalização foram considerados Covid Longos. Dados de 312 pacientes com câncer mostraram que 60% desenvolveram Covid Longo.

Aqueles que tiveram recaída ou tiveram câncer resistente ao tratamento no início e aqueles que tiveram infecções agudas mais graves por Covid-19 tiveram menos probabilidade de desenvolver Covid Longo. Pacientes do sexo feminino tiveram uma taxa maior de Covid longo do que os homens, 63% em comparação com 51%.

Outros fatores de risco, como glóbulos brancos esgotados, necessidade de oxigênio, hospitalização por Covid-19 ou falência de múltiplos órgãos, foram semelhantes entre aqueles com Covid longo e pacientes que não o tinham. Os pacientes com Covid longo apresentaram com mais frequência fadiga, distúrbios do sono, dores musculares e sintomas gastrointestinais.

Aqueles com pressão alta eram menos propensos a desenvolver Covid Longo. Os autores disseram que se acredita que a ligação entre pressão alta e risco grave de Covid-19 se deva à ligação da proteína spike do SARS-CoV-2 a uma enzima que é o alvo de muitos medicamentos que reduzem a pressão alta. Eles disseram que essas descobertas podem descartar que esse mecanismo seja importante para o desenvolvimento de Covid Longo.

Entre os pacientes com câncer que desenvolveram Covid longo, 59 foram readmitidos no hospital, embora apenas 16 tenham sido admitidos relacionados ao Covid-19. A maioria tinha sintomas que poderiam ser controlados por atendimento ambulatorial.

Fonte: eLife. DOI: 10.7554/eLife.81182.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários