Notícias de saúde

Existe associação entre COVID-19 em gestantes e nascimento de bebês mortos

23 de novembro de 2021 (Bibliomed). As mulheres grávidas apresentam risco aumentado de terem uma doença grave devido ao COVID-19, e o COVID-19 está associado a um risco aumentado de resultados perinatais adversos. Até o momento, os estudos que avaliaram se COVID-19 durante a gravidez está associada ao aumento do risco de natimorto tiveram resultados mistos

Um estudo publicado recentemente na revista eletrônica do CDC dos Estados Unidos - Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR) – avaliou mulheres hispitaliazadas para o parto. Entre 1.249.634 hospitalizações de parto durante março de 2020 a setembro de 2021, as mulheres dos Estados Unidos com COVID-19 estavam sob maior risco de natimortos em comparação com mulheres sem COVID-19 (risco relativo ajustado [aRR] = 1,90; IC de 95% = 1,69-2,15). A magnitude da associação foi maior durante o período de predominância da variante SARS-CoV-2 B.1.617.2 (Delta) do que durante o período pré-Delta.

Assim, embora a ocorrência de natimorto tenha sido um desfecho raro em geral, um diagnóstico de COVID-19 documentado durante a hospitalização do parto foi associado a um risco aumentado de natimorto nos Estados Unidos, com uma associação mais forte durante o período de predominância da variante Delta. Um estudo anterior de gestações complicadas por infecção por SARS-CoV-2 identificou anormalidades histopatológicas da placenta, sugerindo que hipoperfusão e inflamação da placenta podem ocorrer com infecção materna por COVID-19; esses achados podem, em parte, explicar a associação entre COVID-19 e natimorto. Entre os partos com COVID-19 documentados durante a hospitalização do parto, certas condições médicas subjacentes e marcadores de morbidade materna, incluindo a necessidade de cuidados intensivos, foram associados a natimortos.

A implementação de estratégias de prevenção de COVID-19 baseadas em evidências, incluindo vacinação antes ou durante a gravidez, é fundamental para reduzir o impacto de COVID-19 na ocorrência de natimortos.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). DOI: 10.15585/mmwr.mm7047e1.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários