Notícias de saúde

Medicamentos são úteis após cirurgia bariátrica em adolescentes?

06 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Em adolescentes com obesidade que se submetem à cirurgia bariátrica e apresentam perda de peso subótima 6 a 12 meses depois, 12 semanas de terapia com fentermina/topiramato podem ajudar na perda de peso, sugere um pequeno estudo piloto.

Apresentado na Obesity Week 2021, que ocorreu entre os dias 1 e 5 de novembro de 2021, o estudo envolveu dez adolescentes que foram randomizados para receber fentermina/topiramato ou placebo de 6 a 12 meses após serem submetidos à gastrectomia vertical, tendo tido perda de peso subótima.

Na análise de intenção de tratar, o índice de massa corporal (IMC) em pacientes que receberam o regime caiu em média 5% e o IMC em pacientes que receberam placebo aumentou 2% (P = 0,04).

Não houve eventos adversos graves associados ao medicamento. No entanto, foi associado a maiores efeitos colaterais de humor e comportamento e à incapacidade de atender às recomendações nutricionais devido à supressão do apetite e saciedade precoce. Os pesquisadores observaram que a dose dos medicamentos pode ser diminuída se esses efeitos colaterais forem problemáticos.

Para os autores, o estudo mostrou a viabilidade de uma intervenção farmacoterapêutica adjunta 6-12 meses após a cirurgia bariátrica, mas ressaltam a necessidade de estudos com grupos maiores de participantes para determinação da dosagem e momento pós-operatório ideais para início do tratamento.

Fonte: Obesity Week 2021. November 1 - 5, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários