Notícias de saúde

Bariátrica pode reduzir risco de doença renal diabética

17 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Pesquisa publicada na revista Diabetes Care comparou as taxas de doença renal diabética ao longo de cinco anos de acompanhamento em duas coortes de adolescentes gravemente obesos com diabetes tipo 2 (DT2) em tratamento médico ou cirúrgico para a DT2.

Pesquisadores do Campus Médico da Universidade do Colorado Anschutz em Aurora, realizaram uma análise secundária dos dados obtidos de adolescentes obesos. Os participantes foram inscritos no estudo Avaliação Adolescente Longitudinal de Cirurgia Bariátrica (Teen-LABS) e submetidos a cirurgia bariátrica metabólica ou que foram inscritos no estudo Opções de Tratamento da Diabetes Tipo 2 em Adolescentes e Jovens (TODAY) e foram aleatoriamente designados à metformina isoladamente ou em combinação com rosiglitazona ou intervenção intensiva no estilo de vida (30 e 63 participantes, respectivamente).

Os pesquisadores descobriram que a hiperfiltração diminuiu de 21% para 18% no Teen-LABS e aumentou de 7% para 48% no TODAY durante cinco anos de acompanhamento. Houve uma diminuição na excreção elevada de albumina urinária de 27% para 5% no Teen-LABS e um aumento de 21% para 43% no TODAY. No estudo TODAY, os participantes tiveram maiores chances de hiperfiltração e excreção elevada de albumina urinária após cinco anos de acompanhamento.

Assim, o tratamento cirúrgico de jovens com obesidade grave com diabetes tipo 2 está associado a chances significativamente menores de doença renal diabética ao longo de cinco anos de acompanhamento em comparação com a terapia médica padrão, segundo os autores.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc19-0708.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários