Notícias de saúde
29 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo conduzido por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital e Harvard revelou que o uso de medicamentos agonistas do receptor de GLP-1 (GLP-1 RAs), indicados para o tratamento da obesidade, mais que dobrou entre 2022 e 2023. No mesmo período, a procura por cirurgias metabólicas bariátricas caiu 25,6% entre pacientes com obesidade e seguro privado de saúde.
Publicada na revista JAMA Network Open, a pesquisa analisou dados de mais de 17 milhões de adultos e identificou que, apesar do aumento do uso de medicamentos GLP-1 RAs, a maioria dos pacientes com obesidade (94,7%) não recebeu nenhum dos tratamentos disponíveis. Apenas 5% utilizaram os medicamentos e 0,3% optaram pela cirurgia bariátrica.
Enquanto os medicamentos GLP-1 são eficazes na perda de peso e no controle de condições associadas, como o diabetes, eles apresentam desafios como custos elevados, efeitos colaterais gastrointestinais e risco de reganho de peso após a interrupção do uso. Por outro lado, a cirurgia bariátrica continua sendo o tratamento mais eficaz e duradouro para a obesidade.
Os pesquisadores destacam que a mudança de enfoque da intervenção cirúrgica para a farmacológica levanta questões sobre os resultados a longo prazo e o acesso a tratamentos abrangentes para obesidade. Além disso, há uma preocupação com o possível fechamento de programas de cirurgia bariátrica, o que pode limitar ainda mais as opções de tratamento.
Com menos de 6% dos pacientes recebendo tratamento adequado, os autores sugerem que políticas públicas e ações médicas devem garantir o acesso a ambas as intervenções e explorar os impactos dessa transição no cuidado a pacientes com obesidade.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.41380.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também