Notícias de saúde

Pediatras recomendam maior acesso a tratamentos cirúrgicos para obesidade grave

09 de janeiro de 2020 (Bibliomed). Reconhecendo que a obesidade grave é uma doença séria e que piora da crise de saúde pública em crianças e adolescentes, a Academia Americana de Pediatria (AAP) está pedindo um maior acesso à cirurgia metabólica e bariátrica, uma das poucas estratégias que demonstrou ser eficaz no tratamento as formas mais graves da doença crônica.

Em uma nova declaração de política, "Cirurgia Metabólica e Bariátrica Pediátrica: Evidências, Barreiras e Melhores Práticas", que foi apresentada na American Academy of Pediatrics 2019 National Conference & Exhibition (AAP 2019), que ocorreu de 25 a 29 de outubro de 2019, em Nova Orleans, Estados Unidos, a AAP descreve a obesidade severa entre crianças e adolescentes como uma "epidemia dentro de uma epidemia", que pressagia uma expectativa de vida drasticamente reduzida para a geração atual em comparação com seus pais.

Poucas estratégias se mostraram eficazes em ajudar as pessoas que têm as formas mais severas de obesidade a perder peso. Em crianças e adolescentes com formas menos severas de obesidade, as modificações no estilo de vida mostraram sucesso moderado. Mas essas estratégias não funcionaram tão bem para jovens com obesidade grave, que é definida como tendo um índice de massa corporal (IMC) de pelo menos 120% do percentil 95 para idade e sexo, o que equivale aproximadamente a 35kg/m2 ou mais.

Evidências recentes mostram que o tratamento cirúrgico é seguro e eficaz, mas é amplamente subutilizado.

Estudos com adolescentes e jovens submetidos à cirurgia bariátrica mostraram reduções significativas a longo prazo no peso e em doenças crônicas comórbidas. Um estudo que acompanhou adolescentes até 12 anos após a cirurgia constatou uma redução média de 29% no IMC para pacientes submetidos a um tipo de cirurgia e reduções significativas no diabetes e na pressão alta. Por outro lado, os adolescentes matriculados em um programa de modificação do estilo de vida viram seu IMC aumentar.

Dados recentes da Pesquisa Nacional sobre Exame de Saúde e Nutrição relatam que a prevalência de obesidade grave em jovens chega a 7,9%. Entre as crianças de 12 a 15 anos, 9,7% têm obesidade severa e entre as de 16 a 19 anos, 14%. Isso é aproximadamente o dobro da prevalência em 1999.

A AAP recomenda que os pediatras encaminhem os pacientes para centros multidisciplinares de alta qualidade com ampla experiência cirúrgica pediátrica e onde especialistas pediátricos possam avaliar e cuidar de pacientes antes e após a cirurgia. O seguro deve cobrir o procedimento e os cuidados de acompanhamento, de acordo com a AAP. A AAP também recomenda evitar definir limites de idade arbitrários; pelo contrário, o procedimento deve ser considerado para qualquer paciente com obesidade grave que atenda aos critérios para cirurgia.

Atualmente, o acesso à cirurgia bariátrica é muitas vezes limitado pela falta de cobertura do seguro e pela escassez de centros qualificados. Pacientes de grupos socioeconômicos mais baixos e minorias raciais e étnicas sofrem a maior carga de obesidade severa, mas são menos propensos a fazer cirurgia metabólica e bariátrica.

A AAP recomenda que pediatras, governo, centros médicos e seguradoras trabalhem em estratégias para reduzir barreiras e melhorar o acesso à cirurgia, para que mais crianças e adolescentes possam receber os cuidados de saúde de que precisam.

Fonte: American Academy of Pediatrics 2019 National Conference & Exhibition (AAP 2019).

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários