Notícias de saúde

Pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica teriam um maior risco de epilepsia?

19 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Um estudo anterior relatou que o risco de epilepsia é mais elevado após uma cirurgia bariátrica para perda de peso; no entanto, esta associação não foi adequadamente explorada. Os objetivos de um novo estudo publicado na revista Neurology foram: (1) estimar o risco de epilepsia após cirurgia bariátrica para perda de peso em relação a uma coorte não cirúrgica de pacientes com diagnóstico de obesidade, e (2) identificar fatores de risco de epilepsia entre os pacientes que receberam uma cirurgia bariátrica.

Os pesquisadores examinaram os registros de saúde da província de Ontário, Canadá, para identificar pessoas que fizeram cirurgia bariátrica durante um período de seis anos. Depois de excluir pessoas com histórico de convulsões, epilepsia, transtornos psiquiátricos ou abuso de drogas ou álcool, eles incluíram no estudo 16.958 pessoas que fizeram uma cirurgia bariátrica. Eles foram comparados com 622.514 pessoas com obesidade que não fizeram cirurgia bariátrica. Os participantes foram acompanhados por um período mínimo de três anos.

Um total de 73 pessoas, ou 0,4%, daqueles que fizeram cirurgia bariátrica desenvolveram epilepsia, em comparação com 1.260 pessoas, ou 0,2%, daqueles que não fizeram a cirurgia. Após o ajuste para outros fatores que podem afetar o risco de epilepsia, como diabetes e pressão alta, os pesquisadores descobriram que as taxas estimadas de epilepsia eram de 50 por 100.000 pessoas-ano entre as pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica e 34 por 100.000 pessoas-ano entre aquelas que não fizeram a cirurgia bariátrica.

Portanto, as pessoas que fizeram cirurgia bariátrica tiveram um risco 45% maior de desenvolver epilepsia em comparação com pessoas que não fizeram cirurgia bariátrica. As pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral após a cirurgia bariátrica tiveram 14 vezes mais chances de desenvolver epilepsia do que aquelas que não tiveram um acidente vascular cerebral. Esses achados sugerem que a epilepsia é um risco a longo prazo associado à cirurgia bariátrica para perda de peso.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201100.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários