Notícias de saúde

Maioria dos pacientes com COVID-19 recuperam o olfato e o paladar em semanas

24 de julho de 2020 (Bibliomed). A perda de olfato ou paladar está entre os sintomas mais comuns e persistentes do COVID-19 em pacientes com doença levemente sintomática. Contudo, pesquisadores do Hospital Regional Treviso, na Itália, e do Hospital St. Thomas, em Londres, descobriram que 90% dos pacientes recuperam esses sentidos em cerca de quatro semanas.

Mesmo em pacientes para os quais os sintomas permanecem ou pioram, os efeitos persistentes não são um sinal de que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) permaneça em seu sistema, disseram os pesquisadores.

Em estudo anterior, o mesmo grupo de pesquisadores havia descoberto que cerca de dois terços dos pacientes com COVID-19 leve perdem o olfato e/ou o paladar. Para este estudo, eles pesquisaram o mesmo grupo de 202 pacientes em meados de abril, aproximadamente quatro semanas após o primeiro diagnóstico com COVID-19, perguntaram sobre seus sintomas e os testaram novamente para detectar o vírus.

Cinquenta e cinco pacientes (quase 49%) relataram recuperação completa do olfato e do paladar, enquanto 46 (pouco menos de 41%) indicaram ter experimentado uma melhora na gravidade dos sintomas. Apenas 12 (menos de 11%) relataram que suas deficiências no olfato e paladar permaneceram ou pioraram.

A duração dos problemas no olfato ou do paladar em pacientes recuperados foi de aproximadamente 11 dias. No entanto, a perda persistente de olfato e paladar não era necessariamente um indicador da presença contínua de SARS-CoV-2, disseram eles.

Dos 58 pacientes que ainda apresentavam deficiências de olfato e/ou paladar quatro semanas após o início dos sintomas, 31 (aproximadamente 54%) ainda apresentaram resultado positivo para o vírus, em comparação com 26 (pouco mais de 46%) pacientes recuperados.

Fonte: JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery. DOI:10.1001/jamaoto.2020.1379.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários