Notícias de saúde

Olfato e paladar podem demorar até dois anos para voltar ao normal depois do Covid-19

19 de setembro de 2022 (Bibliomed). Dois dos sintomas característicos do Covid-19 são a perda de olfato e paladar, e esses sintomas podem demorar até dois anos para voltar ao normal.

Segundo estudo da Universidade de Pádua, na Itália, antes do surgimento da variante Ômicron do COVID-19, a disfunção do olfato e do paladar estava entre os sintomas mais comumente relatados por pessoas com sintomas leves da infecção pelo coronavírus. Disfunção do olfato e/ou paladar também são sintomas de pessoas que sofrem efeitos a longo prazo do coronavírus, uma condição conhecida como Covid Longa.

O estudo envolveu 168 adultos, com 18 anos ou mais. Inicialmente, eles foram avaliados durante a fase aguda da doença no Hospital Geral de Treviso e incluídos se testaram positivo para SARS-CoV-2 por reação em cadeia da polimerase, ou PCR, entre março de 2019 e março de 2020.

Entre os 119 pacientes cujo início da disfunção olfativa ou gustativa associada ao Covid-19 ocorreu em quatro semanas, 105 deles, ou 88,2%, relataram recuperação completa em dois anos; 11, ou 9,2%, relataram uma diminuição na gravidade, e três, ou 2,5%, relataram que o sintoma estava inalterado ou pior. Uma recuperação tardia, definida como mais de seis meses após o início do coronavírus, foi relatada em 13 pacientes, ou 10,9%.

No acompanhamento de dois anos dos participantes do estudo, os outros sintomas pós-Covid mais frequentemente relatados foram fadiga em 18,5% deles, seguido de falta de ar, 10,7%. Cerca de 28% dos pacientes relataram a persistência de pelo menos um sintoma.

De acordo com os pesquisadores, os pacientes devem ter certeza de que, embora a recuperação do olfato ou paladar possa continuar por muitos meses após o início do Covid-19, os problemas eventualmente serão resolvidos.

Fonte: JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery. DOI: 10.1001/jamaoto.2022.1983.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários