Notícias de saúde

Mais evidências que favorecem a vacinação contra o HPV em meninas

25 de novembro de 2016 (Bibliomed). A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) parece ser ainda mais eficaz do que se acreditava anteriormente, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Oncology.

Pesquisadores da Universidade do Novo México em Albuquerque recolheram dados sobre jovens mulheres examinadas para o câncer do colo do útero com testes de Papanicolau, de 2007 a 2014, que eram parte do estudo New Mexico HPV Pap Registry. Em média, 40% das jovens com idades entre 13 a 17, no Novo México tinham recebido as três doses da vacina em 2014.

Os autores verificaram que após oito anos de vacinação, a redução na incidência da neoplasia cervical, inclusive pré-cânceres, foi reduzida em aproximadamente 50%. Este é um número maior do que o que era esperado.

O estudo também mostrou que a proteção parece ocorrer mesmo quando apenas uma ou duas das doses recomendadas da vacina são administradas.

Embora este não é o primeiro estudo a demonstrar a eficácia da vacina, é o primeiro a mostrar declínios em lesões pré-cancerosas através de uma grande parte da população. Os

Fonte: JAMA Oncol. Published online September 29, 2016. doi:10.1001/jamaoncol.2016.3609

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários