Notícias de saúde

Por que muitos pais não vacinam as crianças contra o HPV?

13 de setembro de 2021 (Bibliomed). A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) é eficaz na prevenção de vários carcinomas de células escamosas, mas a absorção da vacina em nível populacional permanece baixa nos EUA. Vários fatores contribuem para a hesitação e recusa da vacina contra o HPV; é importante ressaltar que as preocupações com a segurança são classificadas consistentemente como motivo para a não vacinação. A pandemia COVID-19 trouxe para o primeiro plano a fragilidade da confiança do público na segurança das vacinas.

Em um novo estudo publicado em JAMA Pediatrics, pesquisadores investigaram se as preocupações com a segurança ou os efeitos adversos da vacina contra o HPV representam a principal razão para a não vacinação, durante um período de 11 anos. A partir da Pesquisa Nacional de Imunização - Adolescentes (NIS-Teen), foram obtidos os dados para este estudo, que vai de 2008 a 2019.

No NIS-Teen, realizou-se uma pesquisa de base populacional de pais ou responsáveis de adolescentes de 13 a 17 anos em seu domicílio e de seus profissionais de atenção primária. A análise revelou um aumento nas preocupações com a segurança ou efeitos adversos como a principal razão para recusar a vacinação contra o HPV. Essa descoberta parece ter várias implicações importantes.

Dada a relevância das preocupações sobre a segurança da vacina para a confiança na vacina, aumentar as preocupações com a segurança poderia impactar negativamente a adoção da vacina contra o HPV no nível da população. Evidências recentes sugerem a desaceleração da vacinação de rotina contra o HPV, destacando a necessidade máxima de abordar as questões de segurança sobre as vacinas.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.1585.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários