Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Radiografia de tórax (código AMB: 4.08.05.00-0)

Os raios X são radiações especiais que têm a capacidade de atravessar os tecidos do corpo humano, proporcionando informação valiosa sobre nossa constituição interna.

Os raios X foram descobertos em Wyrzburg, Alemanha por Sir Wilhelm Conrad Rsentgen, em 1895. O nome "X" resulta do fato da descoberta ter ocorrido por acidente, sendo que o pesquisador não conseguiu explicar sua origem.

As primeiras imagens do tórax foram obtidas pelo médico britânico John Macintyre em 1896, iniciando uma nova era no estudo das patologias pulmonares.

A radiografia (de rádios: radiação e grafos: imagem ou desenho) de tórax é um dos procedimentos diagnósticos mais solicitados, tanto em pacientes hospitalizados quanto nos pacientes de consultório. É uma das técnicas mais baratas, rápidas, fáceis de realizar e que brindam informação inicial suficiente e muitas vezes definitiva ao médico solicitante. Além disso, sua versatilidade está na possibilidade de efetuar o procedimento com equipamentos portáteis, deslocados para o local que se encontre o paciente.

Qual a indicação de se realizar uma radiografia de tórax?

A radiografia de tórax tem duas funções principais: descobrir e orientar na busca de um diagnóstico para o paciente. Os achados mais freqüentemente encontrados em uma radiografia de tórax são descritos no quadro abaixo:

Achados e diagnósticos mais freqüentes em uma radiografia de tórax

  • Fraturas ósseas
  • Corpos estranhos, tumorações, e inflamações de partes moles.
  • Derrame pleural e outras alterações pulmonares (pneumotórax, atelectasias).
  • Alterações em vias áreas principais
  • Problemas cardíacos

É necessário realizar alguma preparação?

Não é necessária nenhuma preparação especial para realizar a radiografia de tórax.

E para as crianças, existe lguma recomendação?

Sim. Recomenda se a proteção dos ovários e dos testículos em crianças, usando se protetores especiais, feitos de chumbo. Esta recomendação é obrigatória. Além disso, a criança deverá estar acompanhada de dois adultos. A acompanhante não deve estar grávida, nem com suspeita de gravidez.

Quais instruções devem ser dadas para a realização de uma radiografia?

As manobras respiratórias e as posições do paciente modificam a interpretação diagnóstica. O exame deve ser realizado com o paciente em inspiração profunda, mantendo as bordas inferiores dos pulmões na altura do décimo arco costal, evitando assim a horizontalização e, conseqüentemente, a interpretação errônea de aumentos do eixo transverso do coração. A inspiração profunda é importante para abaixar o diafragma o máximo possível, permitindo assim que os pulmões fiquem cheios de ar, facilitando sua visualização completa.

O paciente deve ficar ereto, sem rotações laterais, e as clavículas devem ficar eqüidistantes da coluna vertebral, com as extremidades internas na altura do quarto ou quinto arcos costais.

A radiografia é realizada com o paciente sentado ou de pé, com o peito contra a placa radiográfica. No entanto, em pacientes graves, a radiografia pode ser realizada com o paciente deitado, e com a radiografia colocada em suas costas. Esta posição mostra o tórax de frente. Outras projeções freqüentes são o perfil e a posição obliqua.

Quem interpreta ou efetua o laudo radiológico?

Embora uma interpretação mais adequada é a realizada por um radiologista, qualquer médico pode interpretar uma radiografia de tórax (figura 1). Os pulmões, devido ao fato de conterem ar, aparecem de cor negra na radiografia. As partes moles como a pele, gordura e músculos aparecem em várias tonalidades de cinza, segundo sua espessura. Os ossos, que não podem ser atravessados pelos raios X, são vistos de cor branca. Como resultado, a chapa radiográfica é semelhante ao negativo de uma fotografia.

As interpretações podem depender da técnica empregada. Quantidades de cargas inadequadas modificam a qualidade radiográfica. Cargas excessivas tornam as radiografias escurecidas, dificultando a análise da vasculatura pulmonar. Cargas insuficientes tornam as radiografias esbranquiçadas, dificultando a análise dos seios costofrênicos laterais.

A região central corresponde ao mediastino, e contêm as seguintes estruturas: veia cava superior: (vcs), átrio direito: (ad), veia cava inferior: (vci), botão aórtico: (ba), tronco da artéria pulmonar: (ap), parte do átrio esquerdo e finalmente, o ventrículo esquerdo: (vi).

A Radiografia de tórax nas patologias cardíacas

Vários são os sinais radiológicos envolvidos nas múltiplas alterações morfológicas do c