Notícias de saúde

Ultrassom é útil no diagnóstico do pneumotórax em recém-nascidos

01 de março de 2021 (Bibliomed). O pneumotórax neonatal é uma doença com risco para a vida. A radiografia de tórax é o principal método de diagnóstico, mas apresenta alguns problemas diagnósticos e para sua realização. A ultrassonografia pulmonar surgiu como método diagnóstico nos últimos anos.

O objetivo de uma recente revisão sistemática e meta-análise foi comparar a acurácia diagnóstica da ultrassonografia pulmonar com a radiografia de tórax em neonatos com pneumotórax.

Para estudos prospectivos sobre a precisão do diagnóstico de ultrassom pulmonar em neonatos com pneumotórax, eles exploraram o banco de dados de texto completo de periódicos chineses, banco de dados Wanfang, sistema de serviço de documentos biomédicos da China, banco de dados de texto completo de periódico chinês de ciência e tecnologia Weipu, EMBASE, PubMed, The Biblioteca Cochrane e Web of Science (até janeiro de 2020). A busca retornou 528 estudos, dos quais 8 textos completos foram avaliados para elegibilidade em relação aos critérios de inclusão/exclusão.

No diagnóstico de pneumotórax, a ultrassonografia pulmonar apresentou melhor sensibilidade e especificidade do que a radiografia de tórax. Houve alta sensibilidade no diagnóstico de alguns sinais ultrassônicos (ausência de deslizamento pulmonar ou linhas B) que poderiam ser usados para diagnosticar pneumotórax. O ponto pulmonar pode ajudar a avaliar a gravidade do pneumotórax. Sua presença significa que o pneumotórax é de leve a moderado; caso ausente, o pneumotórax é grave caso.

Fonte: Ultrasound in Medicine and Biology. DOI: 10.1016/j.ultrasmedbio.2020.11.011.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários