Notícias de saúde

Exames de imagem antes de cirurgias podem revelar riscos cardíacos

01 de setembro de 2023 (Bibliomed). Solicitar exames cardíacos especiais antes de uma grande cirurgia pode ajudar a avaliar riscos cardíacos, indica estudo da NYU Grossman School of Medicine, da New York University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores usaram dados de registros de saúde de 2.650 pacientes com 45 anos ou mais. Cada um deles passou por uma cirurgia não relacionada ao coração entre janeiro de 2016 e setembro de 2020 nos hospitais NYU Langone. Esses dados incluíam o tipo de procedimento, bem como casos de morte e ataque cardíaco.

Todos os pacientes do estudo também foram submetidos a uma tomografia computadorizada geral de tórax não mais de um ano antes de suas cirurgias. Os pesquisadores identificaram aqueles que morreram ou tiveram um ataque cardíaco durante a hospitalização para cirurgia. Em seguida, quatro membros da equipe que não tiveram treinamento formal em interpretação de TC completaram uma sessão de treinamento de 90 minutos para aprender a estimar a gravidade do cálcio coronariano a partir da imagem.

O estudo utilizou um sistema de pontuação com uma escala de 3 pontos para o acúmulo de placa em cada uma das três principais artérias coronárias. Estes seriam somados para variar de 0 a 9. Pacientes com pontuações de 0 a 2 tiveram um risco de 4% ou menos de eventos cardíacos adversos graves (MACE), de acordo com o estudo. Aqueles com pontuações de 3 a 5 tiveram um risco de 8%. Pacientes com pontuação de 6 a 9 tiveram um risco de 13%.

Os resultados mostraram que os exames de imagem de tórax podem ajudar os cirurgiões a avaliarem o risco de o paciente ter um ataque cardíaco ou mesmo morrer durante a cirurgia. Isso poderia evitar atrasos nas cirurgias e aumento de custos, além de reduzir a exposição à radiação.

Fonte: NYU Grossman School of Medicine. Press-release. 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários