Notícias de saúde

Inteligência Artificial pode avaliar risco de câncer em pessoas que nunca fumaram

27 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). A inteligência artificial pode ajudar a avaliar o risco de câncer de pulmão em pessoas não fumantes, mostrou um novo estudo realizado no Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos.

O programa de inteligência artificial “CXR-Lung-Risk” avalia imagens de radiografia de tórax de rotina, em busca de padrões associados ao câncer de pulmão. Pessoas cujas radiografias de tórax foram sinalizadas pelo programa de inteligência artificial tinham o dobro do risco de desenvolver câncer de pulmão do que aquelas cujas imagens foram consideradas de baixo risco.

O modelo CXR-Lung-Risk foi desenvolvido usando mais de 147.000 radiografias de tórax de quase 41.000 fumantes e nunca fumantes que participaram de um ensaio de rastreamento de câncer. Depois que a inteligência artificial aprendeu os padrões do câncer de pulmão a partir dessas radiografias de tórax, os pesquisadores testaram suas habilidades em um conjunto de 17.400 que nunca fumaram. Esses eram pacientes que haviam feito radiografias de tórax ambulatoriais de rotina entre 2013 e 2014.

O programa sinalizou cerca de 28% dos participantes que nunca fumaram como de alto risco para câncer de pulmão, e 2,9% foram posteriormente diagnosticados com esse tipo de câncer.

Os pesquisadores ressaltam que uma grande vantagem dessa técnica é que ela requer apenas uma única imagem de radiografia de tórax, que é um dos exames mais comuns na medicina e amplamente disponível no prontuário eletrônico.

Fonte: 2023 Radiological Society of North America's Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários