Notícias de saúde

Consequências da meningite bacteriana em crianças

05 de setembro de 2022 (Bibliomed). Poucos estudos relataram as consequências a longo prazo da meningite bacteriana durante a infância, e os estudos que foram feitos geralmente não incluem uma coorte de comparação. Pesquisadores tiveram como objetivo avaliar o risco de mortalidade a curto e longo prazo, comprometimento do neurodesenvolvimento (NDI) e uso de cuidados de saúde e renda familiar em coortes de crianças com e sem histórico de meningite bacteriana durante a infância na Dinamarca e na Holanda.

Neste estudo de coorte nacional, bebês com histórico de meningite bacteriana antes de 1 ano de idade foram identificados por meio do Registro Médico Dinamarquês de Nascimentos e do Registro Nacional de Pacientes Dinamarquês usando os códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID)-10 e através do Laboratório de Referência Holandês para Meningite Bacteriana. Os bebês foram pareados (1:10) por sexo e mês e ano de nascimento para uma coorte de comparação da população geral sem histórico de meningite bacteriana.

Foram incluídas 2.216 crianças com histórico de meningite bacteriana (570 [25,7%] na Dinamarca entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2018 e 1.646 [74,3%] na Holanda entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2018), combinado com 22.127 membros da coorte de comparação. A idade média ao diagnóstico foi de 2,8 meses na Dinamarca e 4,3 meses na Holanda. Os riscos de mortalidade dentro de 3 meses após o início da doença foram de 3,9% na Dinamarca e 5,9% na Holanda, em comparação com 0, 0% e 0,1% nas coortes de comparação. Os sobreviventes tiveram um risco aumentado de NDIs moderados ou graves aos 10 anos (RR 5,0 na Dinamarca e 4,9 na Holanda) em comparação com crianças na coorte de comparação, particularmente após meningite pneumocócica e estreptocócica do grupo B. Na Dinamarca, uma história de meningite bacteriana foi associada ao aumento do uso de cuidados de saúde nos 10 anos após o diagnóstico.

Assim, este estudo mostra aumento do risco de mortalidade a curto e longo prazo, um aumento de cinco vezes no risco de NDIs e aumento do uso de cuidados de saúde após meningite bacteriana durante a infância. Juntamente com os dados de incidência específicos do contexto, estes resultados podem avançar na estimativa específica do patógeno da carga da meningite e informar a prestação de serviços no nível individual e populacional.

Fonte: Fonte: The Lancet Child & Adolescent Health. DOI: 10.1016/S2352-4642(22)00155-9.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários