Notícias de saúde

Software de Inteligência Artificial pode diagnosticar tuberculose com sucesso

08 de novembro de 2023 (Bibliomed). A inteligência artificial (IA) pode ajudar os médicos a diagnosticarem a tuberculose em partes do mundo onde os radiologistas são escassos, sugere um novo estudo realizado no Aarhus University Hospital, na Dinamarca, e apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.

O software de IA identificou com sucesso a tuberculose a partir de fotos de celulares de imagens de raios-X do tórax.A radiografia de tórax desempenha um papel importante na detecção de tuberculose em pacientes incapazes de produzir amostras de escarro (catarro) de boa qualidade para análise microbiológica. O uso de software para ajudar a diagnosticar condições com base nos raios-X pode ajudar em áreas com recursos limitados e poucos radiologistas.

Os pesquisadores decidiram determinar a precisão desse método comparando o desempenho do software de IA na avaliação de radiografias de tórax com o de dois radiologistas etíopes com diferentes níveis de experiência. A IA recebeu fotos de telefones celulares de radiografias de tórax não digitais. Entre 498 pacientes, 11% foram diagnosticados com tuberculose, 41 clinicamente e 16 por meio de testes de PCR, observaram os autores do estudo.

O software foi tão bom ou melhor do que um radiologista treinado na identificação dos casos confirmados por PCR. Ele identificou corretamente 75% de todos os casos confirmados por PCR e cerca de 86% dos casos não-TB. Em comparação, as avaliações do radiologista menos experiente detectaram corretamente cerca de 63% dos casos confirmados por PCR e identificaram corretamente quase 92% daqueles que não tinham tuberculose. O radiologista experiente escolheu corretamente 75% dos casos confirmados por PCR e 82% daqueles que não tinham a doença.

A tuberculose é uma das principais causas de morte e doença em todo o mundo, matando 1,6 milhão de pessoas a cada ano. É a 13ª principal causa de morte globalmente e a segunda maior causa de morte infecciosa, depois do COVID-19. Em áreas de poucos recursos com alta incidência de tuberculose, mas com escassez de radiologistas, as radiografias de tórax podem ser fotografadas com um telefone celular e a imagem enviada para ser analisada remotamente pela inteligência artificial. Segundo os autores, isso permitiria que mais radiografias de tórax fossem lidas corretamente e, crucialmente, permitiria que mais casos de tuberculose fossem diagnosticados.

Fonte:  European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários