Pesquisadores Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram uma conexão entre a Brachyspira, uma bactéria intestinal específica, e a incidência da Síndrome do Intestino Irritável, que afeta entre 5% e 10% da população mundial, de acordo com a International Foundation for Gastrointestinal Disorders.
Os pesquisadores usaram biópsias de intestinos para determinar uma ligação entre a bactéria Brachispira, que normalmente se esconde nas camadas de muco e geralmente não são notadas na amostragem. Eles explicam que, ao contrário da maioria das outras bactérias intestinais, Brachyspira está em contato direto com as células dos intestinos e cobre sua superfície.
A presença da bactéria foi significativamente mais comum nos casos de Síndrome do Intestino Irritável do que na população geral pesquisada. A bactéria foi observada em dezenove de 62 pacientes com SII, em comparação com zero de 31 voluntários, que não tinham a doença e foram usados como grupo de controle. A bactéria era especialmente comum em pacientes com diarreia.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode levar ao desenvolvimento de um novo medicamento para a doença, que afeta o intestino grosso provocando cólicas, dores abdominais, inchaço, gases e diarreia ou constipação.
Fonte: BMJ Journals Gut. DOI: 10.1136/gutjnl-2020-321466.