Temperatura normal do corpo humano está diminuindo

Comment

Saúde da família

Nos quase dois séculos desde que o médico alemão Carl Wunderlich estabeleceu 37°C como a temperatura corporal “normal” padrão, ela tem sido usada por pais e médicos como medida pela qual as febres – e frequentemente a gravidade da doença – foram avaliados.

Com o tempo, entretanto, e em anos mais recentes, temperaturas corporais mais baixas foram amplamente relatadas em adultos saudáveis. Um estudo de 2017 entre 35.000 adultos no Reino Unido descobriu que a temperatura corporal média era mais baixa, ficando em 36,6°C, e um estudo de 2019 mostrou que a temperatura corporal normal em norte-americanos de Palo Alto, na Califórnia, era de cerca de 36,3°C.

O mesmo fenômeno foi observado em uma população indígena de horticultores-coletores na Amazônia boliviana, chamada Tsimane, onde pesquisadores observaram um declínio na temperatura corporal cuja média era de 36,5°C.

Segundo os pesquisadores, um dos motivos para essa queda na temperatura corporal pode ser devido a uma mudança na fisiologia humana. A hipótese principal é a de que com melhora da higiene, água potável, vacina e acesso a tratamentos médios, o número de infecções ao longo do tempo diminuiu. O maior acesso a antibióticos e outros tratamentos diminui a duração da infecção, o que pode contribuir para menor temperatura corporal. O uso de antiinflamatórios também foi levantado como uma das hipóteses.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.abc6599.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *