Bebidas açucaradas interferem nos hormônios e podem estimular o ganho de peso

Comment

Dieta

Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos, são uma fonte significativa de consumo de calorias para boa parte dos adultos. Pesquisa realizada na University of Southern California, nos Estados Unidos, sugere que essas bebidas também reduzem os hormônios que suprimem a fome e regulam o apetite, contribuindo, assim, para o aumento de peso.

O estudo incluiu 69 adultos, com idade entre 18 e 35 anos, que consumiram bebidas contendo sacarose ou glicose durante duas sessões separadas. A sacarose é uma combinação de glicose e frutose da cana-de-açúcar ou da beterraba sacarina. A glicose é encontrada no mel, uvas, figos e ameixas.

Amostras de sangue foram coletadas dos participantes do estudo 10, 35 e 120 minutos após terem bebido. Os resultados mostraram que quando consumiram bebidas com sacarose, os voluntários produziram menores quantidades de hormônios que suprimem a fome do que quando consumiram bebidas com igual quantidade de glicose.

Os pesquisadores também descobriram que fatores como peso corporal e sexo afetam como os diferentes tipos de açúcares afetam esses hormônios. Por exemplo, pessoas obesas e aquelas com menor sensibilidade à insulina tiveram um aumento menor nos hormônios supressores da fome depois que tomaram bebidas adoçadas com sacarose do que quando tomaram bebidas com glicose.

Os pesquisadores explicam que as descobertas não significam que a pessoa deva trocar um tipo de bebida doce por outro, mas sim tentar cortar todo tipo de açúcar adicionado nas bebidas.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. DOI: 10.1210/clinem/dgaa865.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *