Artigos de saúde

Mordidas de Carrapato - Versão Simplificada

Definição

Os carrapatos são pequenos ácaros de cor café que se fixam a pele e chupam o sangue por 3 a 6 dias. Geralmente a mordida é indolor e não causa coceira. O carrapato da madeira, portador da febre maculosa das montanhas rochosas e da febre do Colorado, chega a medir 1,5 cm. O carrapato do veado, que transmite a doença de Lyme, tem o tamanho da cabeça de um alfinete.

Que cuidados devem ser tomados?

A maneira mais fácil e rápida de retirar o carrapato é arrancando-o da pele do modo que for possível (tente agarrar o carrapato pela cabeça). Não torça nem esfregue bruscamente o carrapato pois a cabeça e o aparelho bucal podem soltar-se, nem aperte-o a ponto de esmagá-lo.

Se não possuir pinças, retire o carrapato usando os dedos. Para raspar os pequeninos carrapatos de veado use uma faca ou a borda de um cartão de crédito. Se o corpo for retirado e a cabeça permanecer na pele, use uma agulha esterilizado para retirá-la (da mesma forma que se removeria uma farpa).

Um estudo recente demonstrou que os carrapatos não saem da pele mesmo que se aproximem de um isqueiro aceso ou coberto com alcatrão, esmalte de unhas ou álcool.

Como prevenir as mordidas de carrapato?

Use calças largas com as barras passadas para dentro da meia quando for caminhar em áreas infestada de carrapatos. Aplique repelente de insetos nos sapatos e nas meias. Verifique a cada 2 ou 3 horas a presença de carrapatos nas roupas ou pele exposta. Ao final do dia, verifique a pele nua. A maioria dos carrapatos podem sair com um simples banho.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- Não puder remover o carrapato ou sua cabeça.
- Seu filho tiver febre ou erupções durante as semanas após a mordida.
- Tiver outras perguntas e preocupações, procure um médico depois.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.
Copyright © 1999 Clinical Reference Systems