Notícias de saúde
18 de outubro de 2023 (Bibliomed). Pessoas que são picadas pelo carrapato estrela solitária podem ser obrigadas a se tornarem vegetarianas, isso porque ela pode desenvolver alergia à carne vermelha.
Ao picar um ser humano, essa espécie de carrapato pode transmitir algo chamado "alpha gal", um tipo de açúcar que está presente em todos os mamíferos, exceto nos humanos. Essa transmissão, explicam os pesquisadores, pode levar à Síndrome Alpha-Gal, uma alergia à carne transmitida por carrapatos.
A Síndrome Alpha-Gal inclui sintomas gastrointestinais várias horas depois de comer carne e, às vezes, laticínios. A pessoa pode ter crises de vômito, diarreia e dores abdominais. Em alguns casos, é possível que se desenvolvam erupções cutâneas, problemas respiratórios ou inchaço da face.
A síndrome é diagnosticada através de um exame de sangue chamado Alpha-Gal IgE. Em caso de resultado positivo, a pessoa deverá iniciar uma dieta de eliminação de Alpha-Gal, que é livre de carnes e laticínios. Seguindo corretamente a dieta, é possível que os sintomas melhorem ou se revolvam.
Ainda não se sabe se a Síndrome Alpha-Gal tem cura. Por isso, os pesquisadores recomendam a repetição do teste Alpha-Gal IgE pode ajudar a determinar um plano de tratamento futuro.
Fonte: Clinical Gastroenterology and Hepatology. DOI: 10.1016/j.cgh.2022.12.035.
Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.
Veja também