Notícias de saúde

Especialistas ensinam técnica para remover carrapatos

05 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Qual a melhor maneira de se livrar daquele carrapato que você encontrou no corpo depois de uma trilha ou de um fim de semana no campo? “Há várias coisas que não deveriam ser feitas para se remover um carrapato. Entre as medidas a serem evitadas estão: usar tenazes afiadas; comprimir, perfurar ou apertar o corpo do carrapato; aplicar gel de petróleo quente, gasolina ou lidocaína; assim como a técnica do fósforo quente”, alertaram os especialistas da Academia Americana de Médicos de Família (AAMF).

O primeiro passo, segundo os especialistas, é limpar a área com um anti-séptico ou com água e sabão, tomando cuidado para não desalojar o carrapato durante o processo. Em seguida, a pessoa deve puxar o carrapato diretamente, no sentido oposto ao do corpo, com a ajuda de um par de alicates ou tenazes "sem corte, com ponta média e angulada". Caso a cabeça do carrapato fique na pele, a pessoa deve usar pinças para removê-la, como se fosse uma farpa de madeira. Depois que o carrapato for completamente removido, a área deve ser limpa com sabão antibacteriano.

Os especialistas ressaltaram, ainda, que as pessoas que vivem em áreas endêmicas de doenças transmitidas por carrapato - como a doença de Lyme, a erliquiose e a febre maculosa das Montanhas Rochosas - devem guardar o parasita em um pequeno vidro com álcool e entrar em contato com um médico para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Medidas simples podem evitar a infestação por carrapato, como usar camisas leves de mangas longas e calças compridas quando estiver ao ar livre em áreas infestadas, colocar as calças por dentro das meias e aplicar repelentes de insetos contendo DEET.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários