Notícias de saúde

Óleo de peixe pode ajudar no tratamento da leucemia

26 de dezembro de 2011 (Bibliomed).  Uma notícia tem animado os pesquisadores e pacientes que sofrem com a leucemia. Um composto produzido a partir de óleo de peixe pode levar à cura da doença. Segundo os pesquisadores, o óleo funciona tendo como alvo as células doentes.

O composto delta-12 protaglandin-J3, ou D12-PGJ3, é produzido a partir de ácido eicosapentaenóico (EPA), um ácido graxo Omega-3 encontrados nos peixes e no óleo de peixe e atacou e matou as células-tronco da leucemia mielóide crônica, ou CML, em camundongos.

“Pesquisas anteriores mostraram que os ácidos graxos trouxeram benefícios ao sistema cardiovascular e no desenvolvimento do cérebro, especialmente em crianças”, diz Sandeep Prabhu, que participou da pesquisa. “Nossa pesquisa mostra que alguns metabólitos de Ômega-3 têm a habilidade de matar seletivamente as células de leucemia, e os ratos utilizados na pesquisa ficaram completamente curados”, completa.
Os pesquisadores explicam que o composto de óleo de peixe ativa o gene P53, que é supressor de tumor que regula a resposta ao dano no DNA e mantém a estabilidade genômica, o que leva à morte das células doentes.

Durante o experimento, os pesquisadores injetaram cerca de 600 nanogramas de D12-PGJ3 diariamente em cada camundongo durante uma semana. Os testes mostraram que os camundongos fora, completamente curados da doença, e o hemograma apresentou resultados normais. Os animais não apresentaram recaídas.

Fonte: EurekAlert!, 22 de dezembro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários